quinta-feira, 17 de março de 2011

Cista Romana-S. Bento

Segundo estudos desenvolvidos, o ritual de “enterrar dos mortos” tem vindo a celebrar-se há mais de cem mil anos, tendo sofrido as mais diversas evoluções.
Durante a Idade do Bronze até à Idade do Ferro, existiram algumas modificações no cerimonial do enterramento, passando-se à cremação dos corpos. As cinzas que restavam, guardavam-se em urnas, que eram colocadas em cistas ao lado de vasos mais pequenos com oferendas aos mortos. Posteriormente passou-se para a sepultura em túmulos. Contudo, na segunda fase da Idade do Bronze, recolhiam-se os mortos em grutas naturais ou antas, em que criavam sepulturas individuais, sendo estas formadas por quatro paredes rectangulares cobertas por cima com uma lage. Geralmente tinham 1m de altura e 60cm de largura, os mortos eram colocados na posição fetal (como se estivessem na barriga da mãe).
Assim se encontra a “Cista Romana de Vizela”, situada na freguesia de S. Miguel, mais precisamente no “Santuário de S. Bento”, encontra-se, devido à deformação do terreno, desajustada nos ângulos em forma trapezoidal.
In. "das Margens do Vizela – Memórias", Dra. Maria José Pacheco (Adaptação Livre)


http://saobento.blogs.sapo.pt/2009/07/27/

Sem comentários:

Enviar um comentário