quinta-feira, 3 de março de 2011

Castelo de Vizela

Este majestoso edifício conhecido como "Castelo", situado na freguesia de S. João, apresenta um estilo neogótico,tendo sido construído no início do século XX, por volta de 1905, a mando do Dr. Francisco de Freitas Ribeiro de Faria, com objectivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.
Este legado é, sem duvida, um importante marco na História de Vizela, uma vez que resultou de uma luta do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia da sua terra Natal - Vizela.
Este edifício, com cerca de 100 anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta das gentes de Vizela.
O castelo manteve-se nas mãos de privados, tendo acolhido várias funções, entre as quais a de cinema, mais tarde a de colégio (Externato de Vizela ), e mais recentemente como habitação para várias famílias. Actualmente foi adquirido pela Câmara Municipal de Vizela , com objectivo de o restaurar e aí implementar a Biblioteca Municipal, um auditório e um centro museológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário